"Gestão sem Medo - Como Ser Feliz no Mundo Corporativo" de Alfredo Assumpção

Gestão sem Medo - Como Ser Feliz no Mundo Corporativo de Alfredo Assumpção chega a 4ª edição: O livro mantém na sua integridade a forma como foi escrito originalmente e  atualizações feitas nas edições anteriores. Trata-se de um livro que defende uma teoria de administração de empresas, “Espiritualidade em Gestão de Empresas”, cuja comprovação na prática se deu com a aplicação da teoria na gestão da empresa FESA e suas coligadas. Então, as poucas alterações feitas no livro tratam de atualização do atual momento do Alfredo Assumpção, no capítulo Sobre o Autor, além de alguns dados estatísticos, que em nada alteram o conteúdo teórico do livro.  São dados como a população mundial, atualmente em 8 bilhões de habitantes, e outros nessa linha. As apresentações e comentários do livro estão mantidos integralmente. 

Como célula viva que é, a FESA, como empresa, se modifica e se ajusta em cada momento de sua vida, visando preservar sua perenidade. Esses ajustes não são narrados no livro, porque não é objetivo do livro narrar a continuidade da história da FESA, mas, sim, tê-la como pano de fundo para comprovar na prática a efetividade em se usar a teoria administrativa “Espiritualidade em Gestão de Empresas”, conseguindo sucesso, com lucratividade e longevidade num ambiente organizacional de felicidade com utilização na plenitude das pessoas que vivem esse ambiente organizacional, o que é lugar comum em ambientes geridos dessa forma. Então, o livro mantem-se inteiro em conteúdo e ideias que nasceram e foram aplicadas na prática para que a empresa atingisse o sucesso que atingiu até o momento em que o livro foi concebido. 

O fundador saiu da FESA em março de 2016 e seus sucessores continuam o trabalho de preservação da empresa, ajustando-a e mantendo-a em linha com as demandas do mercado por qualidade, agilidade na emprega dos serviços e praticando preços competitivos. Exatamente da forma como foi concebida em junho de 1995. Seu ambiente organizacional continua próximo ao modelo Contingencial. Estágio de desenvolvimento organizacional para onde havia sido levada sua cultura organizacional. Gestores de “mente aberta, onde não existe uma melhor maneira, tudo depende”. 

Alfredo Assumpção

Quando a diferença está em ser, saber e fazer, raramente a conhecida asserção de Buffon, segundo a qual o estilo é o próprio homem, terá encontrado tanta correspondência quanto em Gestão sem medo: muito se pode criar, tudo se pode mudar, de Alfredo Assumpção. Neste livro, obra e autor, em um progressivo mimetismo, refletem-se com nitidez. Por um lado, o tamanho do desafio abraçado na escolha da temática testemunha por si só o destemor intelectual do autor: busca entender e propor uma interpretação sobre o “homem complexo” em seu papel de gestor de empresas, nos diversos níveis e estágios de maturidade tanto dele quanto da empresa. O que não é tarefa trivial, sobretudo para quem não se contenta em simplesmente constatar e radiografar a realidade como ela é, mas tem a ambição de propor o que ela deveria ser, ou como conviria que ela fosse.

Por outro, o enfoque adotado surpreende os menos avisados. De um especialista em capital humano, esperar-se-ia naturalmente o aproveitamento, quando muito revigorado, dos ensinamentos de escolas clássicas ou consagra das, à imagem de certos comensais que mudam de restaurantes, mantêm os pratos solicitados, perpetuando a falta de imaginação e inteligência de Esaú e suas lentilhas. Antípoda desse conformismo vazio, Assumpção é um espírito irrequieto, obcecado pela construção de um embasamento, próximo de uma confirmação científica, para o aprendizado empírica e permanentemente atua lizado. Construção na qual adota, deliberadamente e sem preconceitos, fontes e caminhos não tradicionais de pesquisa, privilegiando, contudo, um substrato metodológico sartriano de aprendizado pela contestação, seja ela convicta ou simplesmente provocadora.

A abundância de reflexões e propostas, jorrando aos borbotões, por vezes aparenta responder a uma loquacidade incontida e emaranhar-se num ecletismo de preocupações. Mas, na verdade, segue um fio condutor, coerente com a determinação reiterada do autor, no intuito de legar a terceiros o que de melhor pôde amealhar em seu sucesso empresarial: a capacidade de lançar-se ao desafio de posicionar-se como pessoa e como gestor, perante os paradigmas de avaliação sugeridos. Afinal, uma Gestão sem medo pressupõe coragem para avaliar criticamente a própria gestão. Ao aceitar o desafio, o leitor passa então a ser também autor. Autor de seu próprio aperfeiçoamento. Decididamente, não é um livro para ser simplesmente lido, mas sobretudo praticado.

SERVIÇO


Gestão sem Medo - Como Ser Feliz No Mundo Corporativo
Autor: Alfredo Assumpção
ISBN 978-85-366-2144-9
Scortecci Editora - Administração
Formato 14 x 21 cm - 4ª edição - 2025 - 304 páginas

COMPRAR