A nova logo destaca a simplicidade e a clareza, que dialogam diretamente com a natureza do SNEL de fomentar a difusão de conhecimento, cultura e educação. A escolha das formas e cores transmite a busca por acessibilidade e democratização da leitura, enquanto a tipografia moderna (a “Passeio”) indica um compromisso com o presente e o futuro. Com estes novos contornos, espera-se que novos capítulos sejam escritos.
A nova identidade visual também se alinha a uma série de iniciativas que o SNEL vem empreendendo para fortalecer o mercado editorial e se adaptar às novas demandas dos leitores, editoras e profissionais da área. Projetos do SNEL, como a Academia Editorial Júnior e o Rio International Publisher Summit, já estão sendo mobilizados com a nova roupagem da marca. Em um período em que o digital e o impresso convivem em um ambiente dinâmico, uma nova linguagem visual é vista como necessária para refletir os novos tempos do setor.
Além da modernização de sua imagem, o SNEL reforça seu compromisso com a valorização do setor editorial, a promoção da leitura e a defesa da liberdade de expressão, pilares que conduzem sua atuação. Com isso, a nova logo também funciona como um símbolo de união e de fortalecimento de laços entre editoras, escritores e leitores. Em tempos de mudança, o SNEL visa continuar sendo um porto seguro para o mercado, na medida em que se abre a novas perspectivas e oportunidades.
A escolha por um design atual reflete ainda a necessidade de se comunicar com novos públicos, especialmente as gerações mais jovens. Ao se adaptar a essa tendência, o SNEL reafirma aquilo que orienta todo o trabalho da instituição: a luta por uma nação leitora. É com o propósito de fomentar o hábito da leitura e de aproximar o livro de uma sociedade que se transforma rapidamente, colaborando encontros entre as diversas realidades brasileiras por meio da literatura.