De forma direta ou indireta, os assuntos se relacionam com escritores, editores, artistas, gráficos, livreiros, história do livro, da literatura, da cultura, processos técnicos/tecnológicos e produtos editoriais e gráficos, entidades associativas do livro, da literatura e da indústria gráfica. Nos textos breves, em linguagem leve e elegante, com diálogos pontuais e ágeis, relatos minuciosos, mas concisos, tom direto, sugestivo, divertido e crítico, sem perder o lirismo da prosa poética, sobressai o sagaz encantamento do contador de causos.
Em continuidade aos dois volumes anteriores, as crônicas aqui reunidas se caracterizam como capítulos ou cenas da trajetória de formação e atuação do Autor como poeta, escritor, editor, gráfico, livreiro, presidente da Abigraf-SP, além de partícipe na formulação de políticas públicas para a cultura e em funções diretivas de associações relacionadas com o ecossistema criativo, produtivo e distributivo do livro e seu entorno. Por extensão, este volume compõe também o mosaico das contribuições do conjunto da obra de João Scortecci e seu legado para a história editorial e literária no Brasil.
JOÃO SCORTECCI
É escritor, editor, gráfico e livreiro. Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1956. Mudou-se para São Paulo em 1972, onde reside até hoje. É autor de 24 títulos, entre eles: Na linha do cerol, O eu de mim, A maçã que guardo na boca, As aventuras de Olga Wap, Cheiros de tudo e Menino tipográfico e outras histórias — volumes I, II e III.
É Diretor-Presidente do Grupo Editorial Scortecci desde 1982; Presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica — Abigraf, Regional São Paulo; membro do Conselho Eleito da Câmara Brasileira do Livro — CBL; membro do Conselho Técnico Editorial do Sindicato Nacional dos Editores de Livros — SNEL; curador do Prêmio de Excelência Gráfica Luiz Metzler; Diretor do Projeto Livros para Todos, formação e ampliação do acervo de bibliotecas públicas e comunitárias e editor responsável pelos blogs: Blitz Literária, Livros & Autores e Amigos do Livro.
Foi Conselheiro de Humanidades da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, em três mandatos, de 1997 até 2006. Foi Diretor da União Brasileira de Escritores — UBE em três gestões e da Associação Nacional de Livrarias — ANL, e Diretor-Adjunto e Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro — CBL em três gestões.
É palestrante e consultor técnico, editorial e gráfico nas áreas: Mercado editorial brasileiro, Direito autoral, Arte de escrever, Impressão digital e Impressão sob demanda.
SERVIÇO
Menino Tipográfico e Outras Histórias - Volume III
João Scortecci
Crônicas - Formato 14 x 21 com - 256 páginas
ISBN 978-85-366-6930-4