"Todo mundo que fazia arte baixava lá", afirma Teles referindo-se à Soparia. De acordo com o autor, em um dos seus registros, Chico Science (1966 - 1997) era um dos habitués da casa onde também passaram muitas outras pessoas da música - Otto, Silvério Pessoa, Maciel Melo, Sivuca, Hermeto Pascoal, Fagner e Herbert Vianna, por exemplo -, das artes plásticas e do cinema, seja para se apresentar, dar uma canja (sic), acompanhar shows, beber ou apenas conversar.
Esta e outras histórias foram resgatadas nas 212 páginas da obra e, algumas delas poderão ser conferidas pelo público. A obra conta ainda com cerca de 50 imagens. O lançamento é resultado de dezenas de entrevistas, pesquisas em jornais antigos e em trabalhos acadêmicos, além de análise de material de divulgação do bar e de fotografias. O jornalista atesta a importância do ponto cultural, chancelando a Soparia como a casa da nova música pernambucana.
Nesta mesma semana dia 18 de janeiro de 2024, quinta, outro lançamento, desta vez do livro Black Music, de LeRoi Jones. O evento conta com a presença de Nathalia Grilo e André Capilé e pocket show da Rádio Diáspora que apresenta o disco Negro Humor.
Evento gratuito conta com presenças do autor, José Teles, do agitador cultural, Roger de Renor e mediação de Erika Muniz.
Foto: Leopoldo Conrado
Serviço
Lançamento do Livro Soparia: de Boteco a Palco de Todos os Sons
Dia: 16 de janeiro de 2024 • terça, às 19h
Duração: 110 minutos
Local: Térreo
Classificação: Todas as idades.
Grátis.
Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 - São Paulo/SP.
OBSERVAÇÕES
Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$12,00 (credencial plena) e R$ 18,00 (credencial MIS, credencial atividades e não credenciados ao Sesc).
MAIS INFORMAÇÕES
Andreia Lima
Comunicação l Sesc Pinheiros
andreia.lima@sescsp.org.br
Telefone: (11) 3095 9737
sescsp.org.br