A pesquisa buscou desenvolver um instrumental teórico-científico para orientar alunos e professores no ensino/aprendizagem da leitura e produção de textos. Foi dividida em duas partes: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. No estudo das teorias linguísticas sobre a leitura, delineamos um percurso dividido em: compreensão, interpretação e análise de texto. Em seguida, na produção de textos, os estudos buscaram focar as teorias e práticas sobre a produção textual. Vale destacar que a pesquisa de campo teve como sujeitos/participantes estudantes da 8ª série à Pós-Graduação (turmas de Especialização e uma de Mestrado) e durou 20 anos. Foi desenvolvida com estudantes de Letras da UEMA e professores do Município e Estado, em Imperatriz-MA. Além de outras Instituições nas quais já trabalhei o CEFET-MA e IFCE, nos Cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Engenharia de Computação. E, ainda, nos encontros de que participei do PROLER, na Região Norte e Nordeste do Brasil. Também tive a oportunidade de desenvolvê-la em Cursos de Pós-Graduação, oferecidos pelo INBRAPE no interior do Estado do Paraná e São Paulo. Nas avaliações dos participantes, duas afirmações foram, inúmeras vezes, reiteradas como se fosse um recado: Dos alunos do Ensino Médio, “essa proposta metodológica está me dando a chance de passar no ENEM; Dos estudantes de Nível Superior e profissionais já formados, “se eu tivesse construído essa base antes, talvez a profissão escolhida fosse outra.”
SERVIÇO
Livro: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor: Prof. Dr. José de Sousa Breves Filho
Editora: Pedro & João Editores
Formato 14 x1 cm - 160 páginas
ISBN 978-65-5869-910-1