O ISNI é extremamente valioso e importante para escritores, editores, pesquisadores, artistas e criadores de conteúdo. Trata-se de um número de identificação único para cada indivíduo, que ajuda a resolver o problema de ambiguidade de nomes em pesquisas e outros fluxos de trabalho de negócios. Por meio desse código padrão global, qualquer obra publicada, em qualquer lugar, pode ser corretamente atribuída aos seus autores ou a outros colaboradores.
"Trazer essa facilidade sem precedentes para o Brasil é uma grande conquista para a CBL. Além disso, também somos a primeira Agência do ISNI na América Latina", disse a presidente Sevani Matos. O diretor-executivo da ISNI-IA, Tim Devenport, concorda: "Estamos animados em dar as boas-vindas à CBL na família de agências do ISNI, não apenas em um mercado tão importante como o Brasil, mas trazendo o potencial de atribuições de ISNI para o território muito mais amplo da América Latina, um continente onde não tínhamos representação direta anteriormente".
Sobre o ISNI
O ISNI (International Standard Name Identifier) é um padrão ISO utilizado por diversas bibliotecas, editoras, bancos de dados e organizações de gestão de direitos ao redor do mundo para identificar, de forma única, indivíduos e organizações envolvidos em atividades criativas.
O banco de dados do ISNI é preenchido com fontes de múltiplos países. No total, o ISNI possui registros públicos de mais de 15 milhões de identidades, incluindo 13,3 milhões de indivíduos. Dentre estes, 2,98 milhões são pesquisadores e 1,6 milhão são organizações. No total, o banco de dados do ISNI recebeu contribuições diretas de mais de 80 fontes de pesquisa.
Para mais informações, visite o site do ISNI ou envie um e-mail para info@isni.org.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 76 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais, visando debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da instituição são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
No Brasil, a entidade criou e mantém alguns dos mais importantes eventos literários do país, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além da maior e mais tradicional premiação do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti. Anualmente, a CBL publica estudos que trazem panoramas do mercado do livro no país, como as pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e sua série histórica e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro.
No exterior, a instituição propaga a literatura brasileira por meio do Projeto Brazilian Publishers, fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Por meio do programa, as editoras brasileiras recebem apoio para participar de feiras internacionais do livro, entre outras ações.
Para mais informações, visite o site da CBL
Para mais informações:
Assessoria de imprensa
Danthi Comunicação Integrada
Andréia Lopes -- (21) 97116-7438 andreia.lopes@danthi.com.br
Ana Paula Fonseca -- (11) 98696-7212 anapaula@danthi.com.br
Cristina Alves -- (21) 98160-0311 cristina@danthi.com.br