DEPOIMENTO SOBRE O LIVRO "MENINO TIPOGRÁFICO E OUTRAS HISTÓRIAS / Marilene Dantas

Acabei de ler o livro “Menino tipográfico e outras histórias'', do escritor e poeta João Scortecci. É uma obra simples, mas inspiradora no ponto de vista de quem gosta de viajar nas entrelinhas de uma boa história contada na primeira pessoa. 

O autor confirma neste livro que literalmente é um baú de conhecimentos. O livro começa narrando histórias de quando era criança, contando seus causos lá no Ceará, até a trajetória de suas histórias contidas nos livros de grandes autores na literatura de um modo geral, fazendo referências a personagens antigos da história. Algumas das histórias descritas no livro, eu já conhecia através de suas pujanças postadas nas redes sociais, outras trouxeram à tona a diversidade de sua caixinha de escritos que deve estar guardadas no aval de sua exímia memória dialética como menino tipográfico e escritor.

Sua obra apresenta algumas faces distintas: a vida quando criança, acontecimentos na vida adulta, e o escritor despojado sendo o próprio leitor.  

O autor consegue debulhar com maestria de seu próprio pensamento poético a realidade de seus escritos passando por pensadores, escritores e pessoas que estiveram nas suas histórias do passado fazendo uma abordagem para o presente.

A última página João Scortecci faz uma ode a poesia: “Poesia do princípio e do fim” - provavelmente para deixar registrado, que além de escrever histórias, ser uma biblioteca cerebral ambulante, o seu lugar de origem ainda é a poesia. 

Marilene Dantas
mari.mdadantas@gmail.com 

COMPRAR