MERCADO EDITORIAL ALCANÇA R$ 2 BI EM FATURAMENTO ANTES MESMO DA BLACK FRIDAY

SNEL - Informe SNEL nº 101 - 05.12.2022 - O 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que no acumulado** foram vendidos 47,65 milhões livros em 2022, com uma arrecadação de R$ 2,06 bilhões, valores superiores em relação ao ano anterior em 4,06% e 8,59%, respectivamente. Em 2021, o mercado editorial já celebrava uma performance que era superior ao ano inteiro de 2020. 

O décimo primeiro período*, que antecedeu a Black Friday, registrou um bom resultado em faturamento. Houve um aumento de 6,44% e a soma total das vendas chegou a R$162,32 milhões contra R$152,5 milhões alcançados em 2021. A quantidade de livros comercializados no mais novo período analisado mostra que em 2022 houve resultados próximos em relação a 2021, sendo 3,75 milhões contra 3,74 milhões, alcançando uma variação positiva de 0,21%. 

Outro fator a ser notado é o número de ISBNs*** no período*. “Chama a atenção a redução da bibliodiversidade do mercado, ou seja, a quantidade de ISBNs movimentados dentro de cada período. Apresentando valores negativos pelo quarto período consecutivo neste ano, este último traz uma diminuição de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal fato torna o período atual o de menor bibliodiversidade dos últimos 24 meses”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Resultados