No teatro das lembranças, a prosa bem humorada e leve, corre solta e desfilam diante de nós, as recomendações de não criar "laços afetivos" principalmente com os perus de Natal, a cirurgia das amígdalas, realizada no interior de São Paulo, sua breve experiência como sineiro no Colégio Cearense, que usava dois relógios, um em cada pulso, para não perder o horário e os sapatos trocados a depender da "mania da vez".
Mamãe Nilce é presença radiante e afetuosa, seja varando a noite à luz de velas lendo os livros da coleção da Biblioteca das Moças, seja ensinando ao menino João, que cebolas não nascem em réstias.
O menino João, já na pele do homem, nos brinda também com as lembranças de encontros com escritores célebres, muitos dos quais a maioria de nós, só conhece através dos livros que escreveram como Cora Coralina, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Ricardo Ramos, Fernando Sabino e tantos outros. E também com a deliciosa narrativa de fatos por ele testemunhados no mundo das letras e dos livros.
Com sua escrita sensível e humana e seu olhar acurado, João Scortecci nos presenteia também com reflexões sobre os mais diversos assuntos.
"Menino Tipográfico e outras Histórias" é para ser saboreado a cada página, igual "fio de água doce, doce de sombras e ternura".
Marisa Biasoli
SERVIÇO
Menino Tipográfico e outras histórias
João Scortecci
Scortecci Editora - Crônicas - ISBN 978-85-366-6243-5
Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2022 - 248 páginas