No mesmo período do ano anterior, a receita tinha sido de R$181,56 milhões e 4,54 milhões de unidades vendidas. A pesquisa é realizada pela Nielsen BooK e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
No mesmo período de 2021, o comércio ampliava o horário de funcionamento das lojas, no âmbito das medidas de flexibilização da pandemia. Naquele momento, foram registradas ações promocionais de varejistas, no sentido de recuperar as vendas e, por isso, o período tornou-se o segundo melhor em resultado daquele ano até então.
Os grandes fatores que contribuíram para o bom desempenho neste nono período da pesquisa em 2022 foram as ações promocionais de varejistas e a proximidade de realização da Copa do Mundo. O evento impulsionou a compra de álbuns de figurinhas, que responderam por 4,91% em volume de unidades de e 6,05% em valor em relação a faturamento, se destacando também em relação às últimas edições da Copa.
O presidente do SNEL, Dante Cid, destaca: “Ações pontuais têm ajudado o setor a manter uma dinâmica positiva e ficamos felizes por ainda mantermos um volume acumulado superior a um bom ano como 2021. Em termos de valor, o resultado acumulado praticamente se iguala à inflação do período”.
Ao comparar o resultado de período desconsiderando os álbuns, é possível enxergar mais um cenário. Ismael Borges, Territory Manager do BookScan Brasil, comenta: “Considero que a venda de álbum da Copa é majoritariamente incremental, ou seja, não canibaliza de forma integral a venda de livros não ligados a esse evento. Em uma situação hipotética em que se excluem as vendas relacionadas ao álbum, a variação do período em volume de unidades seria de -5,27% e em receita, seria de -0,68%.”
O ano de 2022 continua se destacando no acumulado e é superior ao de 2021. Do começo do ano até meados de setembro**, foram vendidos 39,87 milhões de livros acumulando faturamento de R$ 1,72 bilhão pelo setor livreiro neste ano, com variação positiva de 5,26% em volume e 9,15% em valores.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Confira aqui o 9º Painel do Varejo de Livros.