Primeiro parágrafo: “Pressa é algo que não tenho, nunca a tive, pois em minha vida ela nunca foi necessária, mas aprendi a tê-la por causa da necessidade.”
YANKA GUTIEL vive em São Paulo. Morava com os pais: LEONEL PROFESSOR DE Matemática E DÉBORA professora de geografia, e, o irmão LYNO. Tinham uma vida normal até a mãe ser assassinada a tiros quando ela tinha 4 anos, à partir daí, o pai achou que o mundo era um lugar perigoso e não os deixava mais sair de casa.
Ficaram aos cuidados de YRANETE que tomava conta dos serviços da casa e das crianças, que a considerava como uma pessoa da família, era muito querida por eles e ela gostava dos mesmos como filhos.
Após dois anos da morte de Débora, Leonel casa com outra professora: MÁRCIA e aparentemente quer bem às crianças.
Prestes a completar 18 anos Yanka pede aos pais de presente, poder sair e conhecer um pouco a cidade e Yranete tenta interceder por ela, sem sucesso e ainda é demitida porque Márcia acredita que ela está influenciando de forma negativa junto aos irmãos.
Outra senhora é contratada para cuidar da casa e Lyno, esperto, percebe que há uma possibilidade de encontrarem Yranete, pois estão com saudades. Traça um plano com Yanka para que ela consiga sair de casa e ir atrás de Yranete.
E agora o que será que poderá acontecer?
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Quando iniciei a leitura desse livro, não tinha ideia de que viveria tantas aventuras (e algumas desventuras). Um livro carregado de criatividade e uma história bem incomum para mim, e de certa forma inédita, porque nunca tinha ouvido falar de um caso como esse...
Fiquei impressionada com o fato de duas crianças serem educadas e criadas dentro de casa, sem nunca terem saído para qualquer lugar que seja. Sem telefones celulares, sem televisão... A vida deles era apenas estudar, foram educados pelos pais e eram inteligentes, embora inexperientes em relação ao mundo fora de casa.
Fato é que as personagens foram bem desenvolvidas, tanto as principais como as secundárias. E a ambientação fora da casa, bem descrita e condizente com a realidade de uma grande cidade como São Paulo.
Bem e aí é que está a única questão que me deixou, digamos, intrigada: a sorte que a protagonista teve ao fugir de casa e encontrar pessoas muito boas que a ajudaram a enfrentar todos os riscos de uma cidade grande, ainda mais dentro de uma localidade comandada por traficantes e tudo o mais... Tudo bem que é um livro de ficção e tudo pode acontecer em um contexto ficcional, entretanto, no mundo em que vivemos hoje, deu tudo muito certo para alguém que não conhecia nada do mundo exterior. E apenas por isso não favoritei o livro.
Mesmo com todo o plot inusitado, não estava preparada para todas as reviravoltas apresentadas e o surpreendente final do livro. Fiquei de olhos arregalados e de boca aberta, porque nunca imaginaria um final impressionante como o que aconteceu. Sensacional!
E claro que diante de uma leitura tão aprazível e surpreendente, só posso indicar a leitura, porque além de mostrar a capacidade de mais um autor nacional de criar um enredo estupendo, foi uma tremenda viagem ao mundo da ficção criada pelo autor.
Rudynalva Soares
EU SOU YANKA / Eliaquim Batista
ISBN: 978-85-366-6109-4
Scortecci Editora - Ficção
Formato 14 x 21 cm - 2ª edição - 2021 - 116 páginas