Esta nova Associação advém dos contactos preliminares que desde 2013 a Confraria Polaca “The Polish Guild of Gutenberg Knights” desenvolveu em Portugal, contactando empresários e personalidades portuguesas, que comunguem os mesmos ideais e valores, com o objectivo de criar o ramo português dos Cavaleiros de Gutenberg.
A ideia desta confraria nasceu em França de onde foi transferida para a Alemanha, Itália, Bélgica, Suíça e Polónia. A corporação Polaca presidida pelo Chanceler Jacek Kuśmierczyk defende e promove os valores de uma Europa justa e fraterna, difundindo a língua e a cultura dos povos, contribuindo para a preservação da palavra impressa e para a sua melhoria e desenvolvimento. De igual modo, promove a alfabetização e a difusão da educação e cultura, especialmente entre crianças e adolescentes.
A Associação Portuguesa agora constituída, sem fins lucrativos, denominada Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona, tem por finalidade principal defender e promover a palavra impressa, contribuindo por todos os meios legais ao seu alcance para a sua preservação, difusão, melhoria e desenvolvimento da comunicação impressa dos países da cultura e de língua portuguesa. Para a prossecução dos seus fins, a Associação promoverá iniciativas de âmbito cultural, associativo e formativo, no espaço geográfico e cultural de língua portuguesa, relacionadas com o seu objecto.
Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona
Estrada Nacional 108, n.º 206
4300-316 Porto
geral@cavaleirosgutenberg.pt
Website