BOA CAÇADA DE SILVIO OLIVEIRA / LEITURA ENIGMÁTICA

Sempre li biografias, romances policiais e outras histórias de ficção. Ao conhecer o livro “Boa caçada”, me interessei pela obra e lendo sua sinopse, pensei que fosse uma mescla de realidade x ficção. Me enganei. Essa obra vai além das histórias policiais contadas por autores do gênero. O que temos aqui é a mais pura e crua realidade de um policial militar que está há mais de vinte anos na corporação.

A obra é uma autobiografia do Segundo Sargento Silvio Oliveira, membro da Rota da polícia militar de São Paulo, desde da sua decisão de entrar para essa profissão, até o momento atual. É uma história que todos deveriam ler, pois após a conclusão da mesma, se terá uma visão completamente diferente desses homens que saem de suas casas todos os dias, sem a certeza de que voltarão vivos para suas famílias, em prol da nossa segurança e mesmo assim são hostilizados e rotulados por muitos na sociedade.

Realmente é uma profissão para quem tem amor, dedicação, garra, disciplina e determinação, pois a forma rígida que são submetidos com treinamentos, horários e outras funções, chega a ser cruel, mas necessária para modular um profissional eficiente para combater a criminalidade nas ruas. Um soldado da Rota precisa ser aceito pela equipe e isso quem tem que demonstrar é o próprio candidato, caso contrário ficará de lado para sempre. E o que mais me surpreendeu é a quantidade de desistências que ocorrem toda vez que chega um grupo para serem treinados.

“O processo seletivo é tão rigoroso que possui um índice de até 75% de desistência”.

Uma parte que sensibiliza é quando o autor relata das perdas de seus colegas de trabalho em acidentes durante o trabalho, deixando noivas, famílias e entes queridos inconsoláveis, interrompendo seus sonhos, planos e todo o esforço que teve para chegar onde chegaram. É realmente triste esse capítulo.

As cenas que me deixaram mais agoniados foram as que o autor relatava as chamadas para combater a criminalidade, os momentos em que ele ficou cara a cara com a morte, são muito perturbadoras, não temos noção do que a corporação passa quando está em uma operação, é como se todos estivessem dançando em campo minado.

“Veio o segundo disparo. O tiro passou por cima da minha cabeça e atingiu o muro, jogando pedaços de reboco na minha nuca e ombros”.

Portanto, se deseja saber como é a vida de um policial militar, desde o momento da inscrição até sua atuação nas ruas, não deixe de ler “Boa caçada”, pois é uma história de tirar o chapéu e de ter nossos amigos de farda como heróis e com tratamento de respeito, pois não são todos que agem de má fé, temos muitos que dão sua vida pela nossa e esses profissionais precisam ser reconhecidos por todos.

Sobre o autor
Nascido São Paulo, Silvo Oliveira cresceu com o pai, Sargento José Rodrigues, e o irmão Subtenente Sérgio Rodrigues, sendo membros patrulheiros das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Cursou Relações Internacionais na Universidade Anhembi Morumbi e também se formou Sargento na Escola Superior da PM de SP.


Gustavo Barberá
https://www.leituraenigmatica.com/

BOA CAÇADA / Silvio Oliveira
ISBN: 978-85-366-5835-3
Scortecci Editora - Autobiografia
Formato 14 x 21 cm - 6ª edição - 2020 - 112 páginas
COMPRAR