Vendas de livros cresceram, mas ainda estão longe do patamar do período de pré-crise

Publishnews - Leonardo Neto  -  17/02/2020 |

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram na manhã desta quinta-feira (13), o primeiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2020. Na comparação com igual período de 2019, houve aumento de 9,95% no número de exemplares vendidos e de 8% no faturamento apurado com a venda de livros nos estabelecimentos monitorados pela Nielsen. Em números absolutos, a Nielsen diz que foram vendidos 3,6 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 180,8 milhões.

Em 2019, que serve como base de comparação, o mercado vivia o auge das incertezas que rondavam Saraiva e Cultura, que juntas detinham, segundo estimativas do mercado, cerca de 40% do varejo de livros no País. O fechamento de lojas também impactou os números negativos da época. Além disso, os livros didáticos sumiram das livrarias no período de volta às aulas: com o pedido de recuperação judicial, editoras de livros didáticos buscaram outros caminhos para chegar aos seus consumidores.

Em relação a 2019, o gênero Infantil, Juvenil e Educacional, no qual a Nielsen classifica os livros didáticos, apresentou crescimento de 0,26 pontos percentuais na sua importância dentro do faturamento geral dos estabelecimentos monitorados. O preço médio desses livros ficaram 3,74% menores na mesma base de comparação.

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