Biblioteca Pública do Paraná guarda livro de 435 anos e outras obras raras

Paraná Portal - 9/4/2019 | 

1.584: Este foi o ano em que foi fabricado o livro mais antigo do acervo da Biblioteca Pública do Paraná. O exemplar é de Orlando Furioso, poema épico renascentista escrito em 1.516 pelo italiano Ludovico Ariosto e publicado pela primeira vez em 1.532.

O livro é uma das obras raras da biblioteca, que incluem livros antigos, primeiras edições, livros censurados ou assinados pelo autor que recebem tratamento especial para o armazenamento, acesso e manuseio.

Com a reforma da Biblioteca Pública, a seção de obras raras ganhou um espaço mais adequado, com controle de luz e climatização para evitar a deterioração das publicações. A temperatura do local, por exemplo, varia de 18ºC a 20ºC para que não haja a proliferação de fungos.

Só pessoas autorizadas, geralmente pesquisadores, têm acesso ao local, e o manuseio das obras também é controlado. O uso de luvas, máscara ou até mesmo avental é exigido para evitar tanto a deterioração da obra como uma possível contaminação do leitor, já que pela idade o livro pode ter fungos ou outros agentes. As páginas também não podem ser xerocadas ou fotografadas com flash, pois a luz pode estragar as folhas.

Ler mais: Paraná Portal