Jornal Bom Dia - Amanda Mendes - 13/3/2019 |
A opinião é do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Basso, que observa na leitura, possibilidades de viagens com a imaginação. Na data em que se comemora o Dia Nacional do Bibliotecário, 12 de março, a reportagem do Jornal Bom Dia visitou a Biblioteca Municipal de Erechim para conhecer os projetos de incentivo à leitura.
Na oportunidade, o secretário e a coordenadora da biblioteca, Ana Maria Mikulski, relataram que a principal preocupação do órgão é despertar o hábito da leitura. "Atualmente, o município comporta mais de 100 mil habitantes com diversas faixas etárias. O avanço da medicina permitiu que mais de três gerações convivessem no mesmo tempo e espaço, com isso, temos que procurar contemplar todos os públicos", afirmou Basso.
Para isto, estão sendo articuladas ações que abrangem desde a educação infantil até a terceira idade. "Nosso acervo é muito extenso e diversificado, contamos com mais de 30 mil obras e tentamos adequar nosso horário de funcionamento para que as pessoas tenham oportunidades de vivenciar a biblioteca", destacou a coordenadora.
Ana reforça ainda, que a estrutura física da biblioteca reserva espaços para leitura e estudos. "Nós atendemos de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e de 13h30 às 18h. Nesse período escolas promovem atividades, estudantes do ensino médio e superior ficam na sala de estudos fazendo pesquisas e não é preciso carteirinha para acessar a biblioteca, apenas para retirar livros", enfatizou.
Com seis colaboradores, entre atendentes, bibliotecária, coordenadora e servidoras gerias, a instituição conta, atualmente, com dois projetos: "Hora do conto" e o "Cine debate". Contudo, já está sendo planejado o "Baú da leitura".
Ler mais: Jornal Bom Dia