Istoé Dinheiro - Pedro Borg - 14/11/2018 |
A crise do mercado editorial está atingindo estado crítico nas últimas semanas após pedido de recuperação judicial da Livraria Cultura e saída da Fnac no país. Já a Saraiva, outro grande player do mercado, enfrenta crise há anos, e se tornou tópico principal das conversas de editoras, que se unem para salvar a empresa que é “grande demais para quebrar“.
Porém os esforços terão de ser ainda maiores após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre da Saraiva. O relatório mostra que na comparação ao mesmo período do ano anterior, a queda da receita bruta foi de 19,4%. A queda de receita liquida foi de 17,1%.
“A nossa proposta de geração de valor tem por premissa a estratégia omnichannel, então passa a fazer cada vez mais sentido analisar o resultado de vendas de forma agregada, consolidando os canais de lojas físicas e E-commerce”, explica a Saraiva em apresentação. Eles ainda ressaltam o sistema click & collect, responsável por 18,4% dos pedidos do site no terceiro trimestre de 2018. Apesar disso, o e-commerce da marca teve queda maior de vendas em comparação as lojas físicas (queda de 26,1% ante queda de 15,2%).
Ler Mais: Istoé Dinheiro