Festa do Livro da USP começa com grandes descontos

ISTOÉ -  28/11/2018 |

O problema não é de agora, e não diz respeito apenas à atual crise das livrarias – mas há tempos as grandes redes preferem os lançamentos comerciais e de autores consagrados a ter um acervo variado que expresse a vasta produção editorial, e intelectual, brasileira. Por isso, feiras como a Festa do Livro da USP, que abre nesta quarta-feira, 28, sua 20.ª edição, ganham cada vez mais importância para o público e para as editoras e crescem a cada ano.

Bruno Tenan, diretor de marketing da Edusp, que organiza a feira, conta que ano após ano a lista de espera por um espaço no evento aumenta. Para esta edição, foi possível ampliar a estrutura por toda a extensão da rua em que ela é realizada na Cidade Universitária somando 4 mil m², e o número de participantes saltou de cerca de 190 para aproximadamente 250.

O aumento da procura não tem a ver diretamente com a crise das grandes livrarias, na opinião dele. A atual conjuntura entra, ele diz, como um ingrediente a mais em 2018, tornando a feira mais significativa para as editoras. “Mas é uma experiência totalmente diferente, tanto para as editoras como para o público, que tem chance de conhecer livros que muitas vezes não estão nas livrarias”, ressalta. E de comprar com desconto de pelo menos 50% – uma obrigação contratual -, podendo chegar a 90%, aquele livro que está na lista há tempos.

Ler Mais: ISTOÉ