Amor aos livros é tema de seminário na Biblioteca Mindlin da USP

Jornal da USP - Claudia Costa - 09/11/2018|

A paixão pelos livros e o cuidado com eles, desde os mais antigos até os mais modernos, raros ou não, estão no centro das discussões do seminário Bibliofilia: Circuitos e Memórias, que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 10 às 16 horas, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Realizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela BBM, com apoio do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele), todos órgãos da USP, o evento é organizado por Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho, professores do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e Marina Massimi, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP e professora sênior do IEA.

Segundo a professora Marina, o evento se volta para as questões do colecionismo, da conservação e da memória dos livros. “Nossos palestrantes são destacados colecionadores ou conservadores de bibliotecas públicas e particulares. Queremos ouvir suas histórias, aprender com suas experiências, disseminar seus conhecimentos e valorizar suas peculiaridades, além de reforçar nossos laços com os livros e com as instituições e as pessoas que os preservam”, informa. A professora acrescenta que o projeto foi idealizado pelos professores Plinio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto, “a quem devemos o título, a inspiração e o conteúdo”.

“A ideia do seminário surgiu a partir de uma conversa sobre acervos e a importância que os colecionadores e os bibliófilos têm na preservação de um patrimônio nacional da cultura”, conta Martins. “Afinal de contas, se não fossem eles, não teríamos uma biblioteca como a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Ela só existe porque dois bibliófilos importantes doaram seus acervos”, afirma, e ainda questiona: mas quantos bibliófilos temos no Brasil? “A ideia é que os convidados partilhem suas riquezas bibliográficas em suas áreas e especificidades.”

Ler Mais: Jornal da USP