G1 - 22/08/2018 |
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. A frase de Bill Gates deixa claro que, mesmo neste mundo tecnológico que o criador da Microsoft ajudou a construir, os livros ainda são a principal forma de adquirir e transmitir conhecimento.
Em outras palavras, quem lê mais, sabe mais. E por isso segue importante o papel das bibliotecas como espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura. Em Vitória, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Cidade Alta, cumpre há 77 anos esse papel junto aos moradores da Capital e de todo o Estado.
A Biblioteca vai abrigar também parte da programação do Viradão Vitória 2018, que acontece nos próximos dias 7 e 8 de setembro, com 24 horas de atividades culturais gratuitas no Centro de Vitória.
O espaço funcionou em vários locais do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Depois, passou pela Escola de Teatro, Dança e Música Fafi e também pela Secretaria Municipal de Cultura. E desde junho de 2016, possui instalações próprias no Casarão Cerqueira Lima.
A biblioteca possui, atualmente, um acervo de 18 mil títulos dos mais variados assuntos, alguns autografados por grandes nomes da literatura capixaba, além de uma videoteca com mais de 260 DVDs, entre eles alguns documentários exibidos nas primeiras edições do Festival de Cinema de Vitória - Vitoria Cine Vídeo.
Ler Mais: G1