G1 - 31/08/2018 |
Quem não frequenta bibliotecas e livrarias pelo prazer de mergulhar em novas histórias pode encarar o exercício da leitura como sinônimo de esforço e até de obrigação. O deleite de folhear as páginas de um livro, porém, pode ser apreciado como uma boa cerveja gelada após o fim do expediente.
É isso o que escritores de Brasília propõem com a "Movida Literária". O evento, desde o ano passado, promove encontros literários em bares tradicionais da capital. O lema do projeto é sugestivo: "ler, beber e conversar".
"O happy hour é um momento em que as pessoas estão relaxadas, querendo trocar ideia, e a boemia está muito ligada à arte e à cultura", explicou o escritor Jéferson Assumção, um dos curadores do projeto.
A proposta é tirar o livro das livrarias e bibliotecas e explorar lugares não convencionais para colocar o livro em posição de destaque no imaginário coletivo. "É fazer com que vejam a literatura como algo cotidiano, ligado ao lazer, ao prazer e à fruição, gerando um ambiente de cultura da leitura e não da obrigação."
Para participar, é só chegar. Os encontros ocorrem a partir deste sábado (1º) até a próxima quinta (7) em sete bares tradicionais do Plano Piloto: Beirute (Asa Sul e Asa Norte), Pardim, Sebinho, Ernesto, Objeto Encontrado e Martinica.
Ler Mais: G1