Ministério da Cultura (MinC) vai disponibilizar, em breve, uma nova ferramenta para tirar dúvidas do público sobre a Lei Rouanet. É o assistente virtual Tais, sigla para Tecnologia de Aprendizado Interativo do Salic - Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura. Desenvolvido em parceria com o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis) da Universidade de Brasília (UnB), o robô está em fase final de desenvolvimento e deve ser implantado em setembro.
Na sexta-feira (24), pesquisadores e bolsistas do Lappis fizeram um workshop com 12 funcionários do MinC para aprimoramento e refinamento do assistente virtual, que irá responder on-line a perguntas sobre a Lei Rouanet. O treinamento foi ministrado durante duas horas para os servidores das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e do Audiovisual (SAv), que trabalham diretamente com os projetos da Rouanet. O Laboratório disponibilizou uma versão inicial da Tais e uma série de tópicos para que os usuários pudessem formular perguntas e receber as respostas do assistente virtual. O objetivo dos pesquisadores foi verificar com os próprios técnicos quais são as questões mais comuns sobre esses temas e a forma como os questionamentos são feitos.
Ao final do exercício, foi aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação com a ferramenta. Três quesitos foram avaliados: o conteúdo oferecido (se a informação das respostas estava correta e respondia às perguntas feitas), o modo como se expressou (tom de voz, personalidade e entonação do robô) e a condução do diálogo (se a pergunta foi respondida no tempo adequado, se houve interrupções). Todas essas informações, acrescidas de comentários feitos ao longo da prática e das perguntas elaboradas pelos usuários, servirão para formar a base de conhecimento que alimentará a Tais e por meio da qual o laboratório poderá aperfeiçoá-la.
Ler Mais: Ministério da Cultura