promove ações em prol da acessibilidade na literatura.
Com lançamento da edição revisada e ampliada do livro "Braille!? O que é isso?", a instituição ressalta
importância do braille no combate ao analfabetismo e na inclusão de pessoas com deficiência visual.
Vitrine de editoras, livrarias e distribuidoras brasileiras, além de representantes internacionais, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo também será o palco de ações em prol de uma literatura mais inclusiva com a participação da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Durante o evento, a instituição ressalta a importância do braille, única ferramenta que garante a alfabetização de crianças com deficiência visual no Brasil e em todo o mundo. "As novas tecnologias vêm auxiliando – e muito – na inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão. Porém, quem nasce com a deficiência visual só aprende a ler e a escrever, de fato, por meio do braille", explica Alexandre Munck, superintendente da Fundação, que integra a mesa "Em busca da acessibilidade: o status dos livros acessíveis", que acontece às 12h15min desta quinta-feira, 2 de agosto, no Holiday Inn, dentro da programação do InterLivro: Encontro Internacional de Profissionais do Livro.
O evento, que conta com a curadoria do PublishNews, também será o palco para o lançamento da 2ª edição – revisada e ampliada – de "Braille!? O que é isso?", livro que faz parte da coleção Série Dorina Nowill, que também estará disponível no formato digital acessível, EPUB 3, em CD, com conteúdos extra. "Reeditamos essa obra lançada originalmente em 2008 porque, apesar de centenário, o braille é um sistema vivo, que se renova e acompanha os avanços da sociedade contemporânea, como a inclusão das hashtags, por exemplo. Com essa nova edição, reforçamos a importância do Sistema Braille no processo de alfabetização, mostrando que ele se mantém como o principal processo de escrita e leitura para pessoas cegas e o mais adotado em todo o mundo", conta Itamar Junior, diretor da divisão de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos. "Braille? O que é isso?" será distribuído gratuitamente a todos os participantes do InterLivro e, após a Bienal, será enviado às editoras como forma de divulgação e conscientização sobre a importância do sistema para 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual.
Um Brasil mais inclusivo
Entre os dias 03 e 05 de agosto, das 10h às 19h, A Incrível Máquina de Livros, iniciativa da Infinito Cultural em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), promove sua já famosa troca de livros. Entre as novidades desta ação, realizada dentro da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está a parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que doa 100 publicações infantis acessíveis em braille e fonte ampliada, além da versão em audiolivro (CD). A iniciativa inclusiva promete surpreender o público. Ao inserir um livro em boas condições na Máquina para transformá-lo em outro novo, o usuário define se quer uma obra para adultos ou crianças e, entre os participantes que optarem por publicações infantis, 100 serão presenteados com versões acessíveis, que podem ser lidas por todos: videntes e também pessoas cegas ou com baixa visão.
Vale lembrar que A Incrível Máquina de Livros é um projeto de incentivo à leitura e formação de leitores, que vem atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação. Antes de estacionar na Bienal, em cinco meses, a iniciativa rodou 15 mil quilômetros, passando por 17 cidades em 13 Estados brasileiros. Durante esse período, transformou 30 mil livros para os leitores de Blumenau, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, João Pessoa, Londrina, Natal, Niterói, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Salvador. A Incrível Máquina de Livros conta com patrocínio do papel Pólen, um produto Suzano Papel e Celulose.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
Há mais de 70 anos, A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de orientação e mobilidade, clínica de visão subnormal e programas de inclusão educacional e profissional. Responsável pela maior Imprensa Braille do Brasil e da América Latina, em capacidade de produção, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, em 2017, a Fundação Dorina Nowill para Cegos foi reconhecida pela revista Época e pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs para Doar no Brasil, confirmando a seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes:
Sobre a Infinito Cultural
Liderada por Fauze Hsieh, a Infinito Cultural acredita no poder transformador da Leitura. Há 12 anos trabalham em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) no planejamento e organização da maior Feira de Livros da América Latina, a Bienal Internacional de Livros. São os responsáveis também pela idealização e realização do projeto itinerante Caminhos da Leitura, que já circulou por dezenas de cidades brasileiras levando acesso à leitura e programação cultural gratuita para mais de meio milhão de pessoas. Para saber mais, acesse
Sobre a CBL
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.
Mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos para a imprensa:
Advice Comunicação Corporativa
Alexandre Moreno (alexandre.moreno@advicecc.com)
Tel: (11) 5102 5251 | (11) 5102 5252 | (11) 98374 4664
Fernanda Dabori (fernanda.dabori@advicecc.com)
Tel: (11) 5102 5255 | (11) 5102 5252 | (11) 99211-5097
Anna Carvalho (anna.carvalho@advicecc.com)
Tel: (11) 5102 5258 | (11) 5102 5252
Mais informações sobre A Incrível Máquina de Livros:
Nossa Senhora da Pauta
Frederico Paula – MTb-SP: 28.319
(11) 2478-6309/ 99658-3575
frederico@nossasenhoradapauta.com.br