Mercado de livros passa por mudanças no Brasil

CBN - Camila Olivo - 13/07/2018 |

Já faz mais de um ano que o Brasil tem um aumento constante no volume de vendas de livros. Até agora, no acumulado do ano, o incremento é de 9,5%, de acordo com a Nielsen.

Para os editores, o movimento é oposto. Menos livros estão sendo produzidos.
As maiores redes de livrarias do país têm problemas financeiros. Corre na justiça de São Paulo um pedido de falência da Saraiva, por causa da dívida com um fornecedor. A empresa diz que o processo é descabido, e que a receita bruta do ano passado foi de R$1,9 bilhão.

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos da Veiga Pereira, confirma a crise e atrasos de pagamentos.

"Fundalmentamente as duas principais redes têm tido problemas, problemas de atraso, de renegociações de títulos," revela Pereira.

A Sextante, editora que ele dirige, precisou cortar 40% de sua programação este ano.

O jornalista Leonardo Neto é editor de um site especializado no assunto. Ele acha que as grandes lojas, que vendem todo o tipo de produto, vão perder espaço.

"O conceito de megastore, me parece que não tem mais espaço pra ele. As lojas estão ficando menores e elas vão ter que se preocupar com algum tipo de curadoria. E, sobretudo, fazer uma curadoria de eventos," sugere Neto.

Em Porto Alegre, faz dois anos que Ederson Lopes apostou nesse modelo chamado de "livraria de calçada". Ele já tinha um comércio online mas sentiu falta do contato com o público e abriu a Taverna, uma pequena loja que vive de vender só livros.

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