O Globo - Jan Niklas - 22/06/2018 |
A sétima edição do Fliaraxá (Festival Literário de Araxá) homenageia Guimarães Rosa (que faria 110 anos) e Graciliano Ramos (cujo clássico “Vidas secas” completa 80 anos). Mas celebra também a carreira das escritoras Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Realizado entre os dias 27 de junho e 1º de julho, o evento receberá na cidade do Triângulo Mineiro 80 autores nacionais e internacionais para palestras, lançamentos, oficinas e outras atividades, todas gratuitas.
A atenção ao “presente” é uma das ênfases de Afonso Borges, criador do evento.
— Para manter a atualidade, selecionamos somente escritores que estejam lançando livros novos — explica Afonso Borges, criador do evento, que é também um dos curadores ao lado da professora Heloisa Starling, da UFMG, do jornalista Eugenio Bucci, da USP, e do escritor Leo Cunha. — Antes de tudo, buscamos autores com qualidade e conteúdo, o que já corta pela metade as opções.
Entre os destaques internacionais da programação estão o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos, e o francês Philippe Lobjois. O time brasileiro é amplo: Silviano Santiago, José Miguel Wisnik, Pedro Bial, Luiz Ruffato, Djamila Ribeiro, Leonardo Boff, Monja Coen, Marcelo Rubens Paiva, Humberto Werneck, Nilton Bonder e Amyr Klink, entre outros.
Outra preocupação de Borges é o incentivo à leitura e a relação com a cidade mineira, que integra o circuito turístico da Serra da Canastra.
Ler Mais: O Globo - Jan Niklas