Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo - 10/05/2018 |
A leitura precisa ser estimulada diariamente para que os estudantes peguem gosto pelo hábito. A prática é de suma importância no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da rede estadual. Pensando nisso, a escola Professor Ulysses Sanches Ramires, em Francisco Morato, criou o projeto “Amigos Leitores”, que envolveu crianças dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental.
O projeto tem ampliado o repertório dos alunos. “Geralmente o foco é na Matemática, mas até em exatas se precisa da interpretação de texto, então é de suma importância para qualquer ser humano a prática da competência leitura”, explica a vice-diretora da unidade escolar, Jaci Perpétua dos Santos.
O “Amigos Leitores” surgiu da necessidade de intensificar o trabalho de leitura com os alunos de 5º ano. Em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo), os professores discutiram sobre fluência leitora e planejaram novas propostas de atividades para o público-alvo. Com isso, alunos dos 5º anos realizaram a leitura de livros pertencentes ao acervo dos alunos menores, que frequentam o 2º ano.
Os professores buscavam os seguintes objetivos: oferecer aos alunos a possibilidade de serem leitores de narrativas literárias para crianças menores; desenvolver o compartilhamento dos efeitos que os textos produzem; relacionar os textos com outros já conhecidos; tomar consciência sobre como se lê para outros de forma a contribuir para ampliar a fluência leitora; revisitar o acervo do 2º ano, utilizando critérios para escolha dos livros; ler para o outro com a finalidade de encantar, deleitar; e contribuir para o avanço da competência leitora dos alunos, investindo no desenvolvimento da fluência leitora ao se organizar situações de leitura para alunos menores.
Atualmente no 6º ano, Mariane Vieira Silva, 11 anos, conta que durante as atividades se “sentia muito feliz, porque estava incentivando a leitura. Através da leitura as pessoas aprendem mais e conhecem novas palavras”, diz a aluna. Ela entende que o “Amigos Leitores” também a ajudou com a Matemática. “Porque eu melhorei minha leitura. E na Matemática tem os textos, eu comecei a ler os problemas e entender melhor”, afirma Mariane.
Ler Mais: Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo