Jornal Nova Fronteira - 18/05/2018 |
Na manhã de quinta-feira, 17, a Festa Literária de Barreiras – FLIB 2018 foi aberta oficialmente pelo prefeito Zito Barbosa e Conselho Curador. Idealizada numa grande estrutura física, no Parque de Exposições Engº. Geraldo Rocha, a FLIB iniciou com a solenidade de abertura, apresentações artísticas, palestras e a presença de centenas de estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino.
Nos corredores, crianças, jovens e adultos se encantavam com as exposições nos estandes, que trouxeram marcadas as homenagens aos escritores barreirenses e personalidades da literatura como Carlos Abdon, Antônio de Pádua, Robson Batista, Wilson Lins, Janinne Farias, Durval Nunes, Vinicius Lena, Nadir Xavier, Ignez Pitta e Clebert Luiz.
O espaço também agrega o auditório Walquíria Therezinha Amorim, espaço gastronômico, acervo literário com vendas de livros pela FTD e Gráfica Irmãos Ribeiro, amostra áudio visual “Seu Vavá” e a presença do Colégio Padre Vieira, Sagrado Coração de Jesus, José Agostinho, Escola de Música Antonino Sampaio, Escola do SESC, Santos Dumont e Semear. Quem participa também são as equipes do Museu Municipal, Biblioteca Folk Rocha e Academia Barreirense de Letras.
Solenidade de abertura
A solenidade de abertura aconteceu na Rota 5, Palco Principal Reginaldo Régis com a presença de autoridades, público e organizadores. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde Marisete Bastos, a vice prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar, a diretora de cultura Emília Moreno, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues e o Conselho Curador deram as boas-vindas aos estudantes e visitantes.
A secretária de educação, Cátia Alencar iniciou agradecendo a parceria da UFOB, UNEB, IFBA, NTE 11 e ABL que compõem o Conselho Curador. Apontou a importância da presença da editora da FTD e do diretor Sérgio Gama, que aceitaram o convite de expor durante a FLIB.
“Um dia de festa nessa manhã de literatura. Abrimos a FLIB 2018, com o verdadeiro sentimento de termos construídos essa festa a quatro mãos, levando aos escritores barreirenses essas lindas homenagens e exposições. Aqui, durante três dias teremos compartilhamento de experiências, aprendizado e acima de tudo uma viagem no mundo da literatura”, disse a secretária.
Os membros que integram o Conselho Curador se pronunciaram e demonstraram a aprovação na interação poder público, instituições de ensino e escritores. A diretora regional do NTE 11, Maria Aparecida foi enfática ao apontar o evento literário como referência na processo de aprendizagem.
Ler Mais: Jornal Nova Fronteira