Escritor uruguaio Horacio Quiroga é tema da palestra de encerramento do ciclo ‘Literatura e loucura’, na ABL

Academia Brasileira de Letras - 18/05/2018 | 

O escritor e tradutor Eric Nepomuceno faz na Academia Brasileira de Letras, a última palestra do ciclo de Conferências Literatura e loucura, intitulada Horacio Quiroga e seus contos de amor, de loucura e de morte, sob coordenação do Acadêmico e romancista Antônio Torres. O evento está programado para quinta-feira, dia 24 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Serão fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.

Horacio Quiroga (1878-1937), segundo o palestrante, é considerado um dos fundadores do conto moderno na América Latina. “Julio Cortázar, por exemplo, considerava Quiroga um mestre”, um desses autores ‘capazes de escrever tensamente e descrever intensamente, única forma de tornar um conto eficaz’.

Contos de amor, de loucura e de morte reúne material publicado em diversas revistas, recolhidos em 1917 num livro cujo impacto inicial se tornou permanente, de acordo com Nepomuceno: “Os contos fazem jus ao título: a morte é figura central em todos eles, bem como a violência e a loucura, que faz com que personagens atuem de maneira absolutamente irracional. Também a natureza forte e perversa permeia as narrativas. A tudo isso deve ser somada a dificuldade, a quase impossibilidade de traçar limites entre o que é loucura e o que é sanidade, o que é patológico e o que pode ser considerado normal”, adiantou.

Ler Mais: Academia Brasileira de Letras