G1 - 01/05/2018 |
Após dois anos em reformas, a Biblioteca Arthur Viana, localizada no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém, será reinaugurada nesta quinta-feira (3), às 16h30.
Desde que passou a funcionar no Centur, ainda em 1986, a biblioteca nunca tinha passado por nenhuma reforma. “O forro, por exemplo, acumulava muita poeira, sujeira e agora esse quadro mudou. Reduzimos estantes para dar melhor visibilidade e facilidade à busca de publicações, ajustamos a iluminação, deixamos menos paredes e o espaço ficou ‘clean’, até então, só temos registrado elogios após todas as melhorias”, detalhou coordenadora do local, Ruth Santos.
O investimento total da obra foi de um pouco mais de R$ 2 milhões, que auxiliou também na criação de novos espaços, como por exemplo, a Galeria Benedito Nunes, ambiente voltado para arte e cultura popular, onde haverá exposições recorrentes sobre a cultura dos municípios de todo o Pará.
A centenária Biblioteca Arthur Vianna celebrou no dia 25 de março 147 anos de serviços prestados à população de Belém. Com sua reforma concluída, a Biblioteca da Fundação Cultural do Pará (FCP), que não deixou de funcionar durante a realização das obras, conta com 12 seções, divididas em dois andares. No total, são mais de 800 mil exemplares disponíveis no acervo, divididos em seções. No Acervo Geral há livros, gibis, brinquedos/jogos, jornais, DVD’s, vinil, cd’s, livros infantis, revistas, livros em Braille, jogos adaptados, mapas, selos, livros raros, microfilmes, entre outros.
Na Seção Circulante, o usuário pode encontrar livros de literatura estrangeira e de literatura em língua estrangeira. Na Hemeroteca, encontram-se uma infinidade de recortes de jornais. Também é possível encontrar tudo relacionado ao Estado na Seção de Obras do Pará.
Ler Mais: G1