O atraso da Saraiva: como sair desta armadilha

Publishnews - André Castro - 17/04/2018 |

No final do mês de março, o mercado editorial foi surpreendido pela notícia de que a Saraiva pediu uma prorrogação de três meses para pagar as editoras.

Essa prorrogação chama muita atenção pois estamos falando de um cliente que já possui condições comerciais extremamente vantajosas com as editoras. Os produtos são enviados em consignação e com um prazo de pagamento que chega a 120 dias.

A questão que fica é: por que a Saraiva, mesmo contando com inúmeras vantagens, não se intimidou a querer ainda mais?

O que melhor explica essa atitude da livraria é a ferramenta estratégica conhecida como as Cinco Forças de Porter.

Este modelo, criado pelo professor e pesquisador Michael Porter, mudou a forma como devemos entender competição. A maioria ainda acha que competição é apenas uma disputa direta entre rivais. Uma editora considera que compete apenas com outras editoras. No entanto isso é um pensamento muito limitado. Competição não é ganhar das outras editoras. É, na verdade, obter lucros.

Nessa disputa por lucros, uma empresa compete com cinco forças:

1. Clientes: sempre vão querer pagar menos – é o caso da Saraiva;
2. Fornecedores: querem receber mais e entregar menos;
3. Ameaça de substitutos: produtos e serviços que podem substituir o livro;
4. Concorrentes em potencial: a ameaça de novos entrantes impõe limites a quanto se pode cobrar dos clientes;
5. Competidores existentes: assim como os potenciais, também impõem limites sobre o quanto se pode cobrar.

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