UOL - Felipe Santana - 10/04/2018 |
Em uma tarde reservada para vivência lúdica a partir da literatura, os alunos da Escola Municipal Simões Filho, no bairro da Liberdade, em Salvador, participaram de uma dinâmica em que as praças da capital baiana foram retratadas em forma de cordel que integra o projeto Sacola Literária.
Ao final da apresentação, as crianças receberam livros sobre as histórias da cidade. A iniciativa tem como proposta criar uma nova forma de incentivar o contato com os livros, por meio de uma sacola que leva nos bolsões as obras para diversos cantos da cidade, a exemplo de creches, praças e parques, como se fosse uma estante itinerante.
As ações integram o programa de arte-educação Caminhos da Leitura, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos, com ações de incentivo e promoção à leitura. O programa tem a meta de atingir 200 mil leitores até 2020.
Na edição realizada na Escola Municipal Simões Filho, o projeto Dom Quixote da Universidade Federal da Bahia (Ufba) levou a interação da leitura com base na coletânea “Evolução Física da Cidade de Salvador”.
Leitura
Atenta às características sobre Salvador, Joyce Raquem, 9 anos, acertou duas perguntas sobre as praças da cidade. “Agora, com os livros da sacola, vou continuar desenvolvendo e aprendendo” disse a aluna do 4º ano da unidade de ensino.
Ler Mais: UOL