G1 - 23/04/2018 |
A Biblioteca Frei Constantino Koser reúne um dos mais importantes acervos de Teologia da América Latina e atrai pesquisadores do mundo todo. O espaço tem quatro andares, mais de 120 mil volumes, entre revistas e livros, e fica no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
Aberta ao público, a biblioteca também possui arquivos de outras áreas, como filosofia, ciências sociais, economia, história e política. Fundado em 2002, o espaço também recebe exemplares de todas as publicações da Editora Vozes de Petrópolis.
Com arquitetura moderna, o local conta com escadas, mas também possui elevador e é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. Para manter os livros arejados, a biblioteca tem um sistema que permite que o teto abra e feche manualmente.
Por conta da importância documental, Márcia conta que o espaço recebe estudantes e pesquisadores de diversos Estados do Brasil e também de outros países. Por mês, passam cerca de 100 pessoas pela biblioteca, incluindo os próprios alunos do Instituto Teológico Franciscano.
"Chegamos a receber uma aluna de doutorado de uma Faculdade de Nova Iorque. Ela passou mais de um mês pesquisando nosso acervo. Foi uma das grandes pesquisas que ocorreram aqui. Também recebemos padres e outros fiéis que pesquisam, principalmente, a história franciscana e de teologia no Brasil", disse Márcia.
Ler Mais: G1