Presos descobrem prazer pela leitura com projeto na Penitenciária de Araraquara, SP

G1 - Fabio Rodrigues - 27/03/2018 |

O araraquarense Weid Nogueira Leandro, de 31 anos, nunca teve o hábito de ler, mas cerca de um ano atrás passou a ter um maior contato com os livros e descobriu o prazer pela leitura. Atualmente, ele é responsável pelo acervo de 3,68 mil obras que estão à disposição dos 898 reeducandos na Penitenciária de Araraquara (SP). A ideia é que até o fim do ano a remição de pena pela leitura seja uma realidade no local, assim como já ocorre no presídio de Casa Branca (SP).

Em Araraquara, o Clube de Leitura funciona há três anos na unidade. A atividade é organizada pela Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap), instituição vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Fundação Palavra Mágica (na região de Ribeirão Preto) e faz parte do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - "De Olho no Futuro".

O programa tem por objetivo incentivar e aproximar o preso do universo literário como ferramenta no processo da cidadania. Uma vez por semana, os participantes se reúnem para discutir sobre obras e expor ideias.

O G1 acompanhou o encontro na última terça-feira (20). Os detentos debateram sobre o livro "O diário de Anne Frank". A obra é um relato de 1947 da jovem judia que se escondeu com a família em um porão durante a ocupação nazista na Holanda, tentando evitar ser mandada para um campo de concentração.

Transformação

Ao menos 18 detentos estão no programa. Preso há 3 anos e 4 meses por tráfico de drogas, Weid começou a frequentar os encontros há um ano e hoje é o mediador responsável.

"O programa me motivou e transformou a minha vida no modo de pensar, agir e na busca pelo conhecimento. Com a leitura, melhorei a escrita, o diálogo e o convívio", disse o reeducando, que antes de ser preso trabalhava como motorista.

Enquanto cumpre a pena de 12 anos e 4 meses, ele faz planos para quando ganhar a liberdade. "Quero estudar psicologia e fazer trabalho voluntário, para ajudar fortalecer e orientar a juventude".

Ler Mais: G1