FNDE - 05/03/2018 |
Projeto busca tornar hábito a leitura de livros literários durante período escolar
O Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveram, na última sexta-feira, 2, audiência pública para levantar subsídios para o edital de aquisição de obras literárias para alunos da rede de educação básica. O evento também apresentou o modelo de edital do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) para 2020. A apresentação, que foi transmitida ao vivo na internet, por meio do perfil do FNDE no YouTube, está salva e pode ser acessada por todos.
Wilson Troque, coordenador-geral dos Programas do Livro, explicou a funcionalidade do novo edital, esclarecendo a importância da iniciativa: “A nova proposta tem pontos bem diferentes da proposta antiga do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)”, disse o coordenador ao defender o uso de obras literárias também nas salas de aula e não só nas bibliotecas escolares.
Já a Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, Patrícia Raposo, destacou o objetivo da medida a ser implementada: “A nossa perspectiva é que esses livros possam dar a todas as pessoas a possibilidade de participar utilizando um livro que atenta às singularidades da nossa população”, afirmou.
O edital de transição, como está sendo chamado, procura trazer a literatura para a vida escolar, e transformá-la em hábito para crianças e jovens significa impulsionar a cultura e a educação brasileira. O projeto já sairá no PNLD 2020 com o edital de literatura do 6° ao 9° ano. A partir daí, as obras desse tipo serão sempre adquiridas dentro do ciclo do PNLD.
Ler Mais: FNDE