Galileu - 26/02/2018 |
Em 26 de fevereiro de 1802, na comuna francesa Besançon, nasceu Victor-Marie Hugo. Mais conhecido por Victor Hugo, o poeta, romancista e dramaturgo do movimento romântico, é autor das obras Os Miseráveise O Corcunda de Notre Dame.
Para celebrar toda a grandeza e talento de um dos melhores escritores de todos os tempos, a GALILEU separou alguns fatos sobre a vida pessoal e profissional do autor. Confira:
1) A infância de Victor Hugo foi marcada pelo governo de Napoleão Bonaparte, imperador da França. Ele teve uma educação materna que lhe guinou para uma visão católica e monarquista de mundo, porém, seu ponto de vista mudou após a Revolução de 1848, período em que passou a ser militante do republicanismo e do livre pensamento.
2) Por conta da profissão do pai, que era um militar, Victor Hugo viveu em diversas cidades francesas. Em 1815, ainda adolescente, o escritor se estabeleceu em Paris com objetivo de se dedicar à literatura. Foi assim que, aos 16 anos de idade, ganhou um prêmio da Academia Francesa pelo prelúdio de seu primeiro grande livro, Odes e Poesias Diversas (1822).
3) Foi com a publicação da obra Notre Dame de Paris (1831) – conhecida popularmente por O Corcunda de Notre Dame – que o escritor foi nomeado membro da Academia Francesa, em 1841.
4) Os Miseráveis (1862) é o título mais conhecido do escritor, porém, ele hesitou muito tempo antes de escolher o nome da obra. Primeiro, pensou em ‘As misérias’ (les misères, em francês), depois cogitou 'Jean Tréjean', nome inicial do herói da narrativa e que depois passou a ser chamado por Jean Valjean.
5) A vida artística do escritor não foi somente marcadas por glória. Em 1829, Victor Hugo teve sua peça teatral Marion de Lorme censurada.
Ler Mais: Galileu