Diario de Pernambuco - 06/11/2017 |
Um dos maiores símbolos da cultura lusa no Recife, o Gabinete Português de Leitura (GPL-PE) chega aos 167 anos. O espaço comemora a data nesta segunda, a partir das 19h30, com uma festa para convidados. Na ocasião, haverá apresentação do grupo Rancho Folclórico do Clube Português do Recife, que traz danças e músicas folclóricas de Portugal. Também haverá um momento musical com o cantor Fernando Tordo, um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. É, também, considerado um dos maiores renovadores do fado. Também participam da performance o pianista Lúcio Azevedo e o tenor André Menezes.
O evento conta ainda com a abertura da exposição “Diversidade Criativa”, com curadoria de Vera Sato. Além de algumas obras de Vera, a mostra traz trabalhos de Sandra Paro, José Maria Plaza Escrivá e Humberto Zirpoli. “Também inclui duas pinturas de grandes nomes das artes plásticas do Brasil, que já faleceram. Uma é do gaúcho Elezier Xavier, um dos maiores aquarelistas da história do país, e outro do pernambucano Luís Notari, que também teve grande destaque e trabalhou seis anos com Cândido Portinari”, conta Vera.
No total, serão 20 obras expostas, de diferentes estilos, como aquarela, pinturas figurativas e abstratas, e até azulejo. “De Escrivá, teremos uma representação de Nossa Senhora de Fátima, em comemoração aos 100 anos da aparição da santa em Fátima, em Portugal”, detalha. A exposição fica aberta ao público em geral entre 7 de novembro e 6 de dezembro.
Ler Mais: Diario de Pernambuco