O Globo - Fabiano Ristow - 27/11/2017 |
O Prêmio Literário Biblioteca Nacional fecha hoje sua 24ª edição com a entrega de R$ 30 mil para cada vencedor de suas nove categorias. Foram 890 inscritos, entre poesia, contos, infantil, juvenil, ensaio social, romance, tradução, ensaio literário e projeto gráfico.
Os romances concorrentes são “A hipótese humana” (Record), de Alberto Mussa; “Descobri que estava morto” (Tusquets), de J.P. Cuenca; e “A visita particular” (Alfaguara), de Ricardo Lísias. Os autores que disputam o prêmio de poesia são Ana Estaregui, com a obra “Coração de boi” (7 Letras); Fábio Weintraub, por “Falso trajeto” (Patuá); e Sérgio Medeiros, por “A idolatria poética ou a febre de imagens” (Iluminuras).
— Os finalistas apresentam um panorama da produção literária feita hoje, e nós temos um corpo de jurados qualificados, com o trabalho de fazer uma seleção baseada em critérios muito rigorosos — diz Helena Severo, ex-secretária de Cultura do município e do estado, que assumiu a presidência da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no ano passado.
Ler mais: O Globo