Folha do Litoral - 23/10/2017 |
A leitura é um hábito que para muitas pessoas ficou para trás após o surgimento da Internet. A 4.ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada no ano passado, apontou que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano, desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.
Para 67% da população, não houve uma pessoa que incentivasse a leitura durante a infância e juventude, mas dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida do professor (7%).
A leitura precisa ser incentivada no dia a dia para as crianças. O mais comum, para a psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga, é que as crianças comecem a ler por volta dos cinco anos de idade.
“Ler para os pequenos e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura eles não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comentou a psicopedagoga.
Ler Mais: Folha do Litoral