O Globo - 04/09/2017 |
Macunaíma, Brás Cubas, Macabéa e Rita Baiana. Esse quatro personagens marcantes da literatura brasileira têm em comum o fato de suas histórias já terem ido parar nas telas de cinema em adaptações. Do Romantismo ao Modernismo, os filmes servem como ótimo complemento para os estudos.
E a lista de produções do cinema nacional que ajudam nos estudos inclui longas premiados, diretores consagrados e sucessos de bilheteria. Há filmes para todos os gostos baseados nas mais diversas escolas literárias do Brasil.
É difícil não lembrar, por exemplo, da adaptação tragicômica da obra de Ariano Suassuna em "O Auto da Compadecida" (2000) ou não se impressionar com “A Hora da Estrela” (1985), inspirado na história arrebatadora de Macabéa, criada por Clarice Lispector, sobre a órfã alagoana que tenta uma vida nova no Rio de Janeiro.
Para Luiz Gasparelli Junior, professor de Literatura, as obras cinematográficas nascidas de clássicos literários podem ajudar os estudantes a terem imagens frescas na cabeça, no momento de responder às questões da prova.
— Quanto mais nos aproximamos da arte, mais íntimos ficamos das linguagens. A música, a pintura e o cinema podem servir como estratégias para perceber a arte como forma de expressão. O livro que vira filme, nesse caso, é um facilitador para o aluno porque permite a ele criar memórias mais concretas das histórias, até porque a maioria dessas adaptações preserva o enredo das obras — conta Luiz.
Ler Mais: O Globo