Não tenho como não começar esse livro com um grande e sonoro UAL. A Culpa foi escrito pelo autor Gustavo Felipe Monteiro de Castro, publicado pela Editora Scortecci e com 198 páginas de muita culpa e aflição.
Em A Culpa, Gustavo começa retratando a história de Toninho, um garoto de família rica, com 9 irmãos e uma vida feliz e saudável. Até que uma enorme crise abateu a sua família, e eles tiveram que se adaptar com uma vida mais simples. No novo bairro, apesar de toda a dificuldade, Toninho cresceu saudável e feliz junto de seus irmãos e de sua irmã Joana, a quem ele era muito apegado. Porém as tragédias na família de Toninho não haviam acabado, por conta de uma escolha houve uma série de acontecimentos devastadores.
A morte de Joana, seguida da morte do pai, e uma culpa imensa que assolou a mente de Toninho, ocasionando uma sequência de doenças físicas e mentais, fazendo-o permanecer inerte em seu remorso, entrando frenquentemente em um mundo paralelo de lembranças, e fazendo com que sua mente atrofiasse a cada dia. Após algumas tentativas a família de Toninho acabou internando-o em um hospital psiquiátrico, onde Toninho, com apenas 18 anos, cruza com diversas histórias diferentes, e vive inicialmente momentos de terror entre os internos, com uma realidade triste e desumana, comum nos manicômios daquela época.
Ler Mais: Biblioteca de Opiniões