G1 - 29/06/2017 |
A escritora mineira Adélia Prado foi a grande vencedora do Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, entregue na noite desta quarta-feira (28), em Belo Horizonte. Ela é a primeira mulher premiada na categoria Conjunto da Obra, pela contribuição à literatura brasileira.
Adélia foi o centro das atenções na cerimônia de entrega do prêmio. Todos queriam tirar fotos, ganhar autógrafos e, claro, dar um abraço na divinopolitana que é um dos ícones da literatura brasileira. A noite foi de muitas homenagens para a grande vencedora do prêmio. Alguns poemas dela foram interpretados pelos atores do grupo Palavra Viva.
Adélia Prado é formada em magistério e filosofia. Publicou o primeiro livro em 1976. Dois anos depois ganhou o Prêmio Jabuti com o livro “O Coração Disparado”. De lá pra cá não parou mais. Com um jeito especial de contar histórias, lançou na literatura brasileira uma abordagem poética do erotismo, do misticismo e de temas femininos – trajetória que fez com que ela fosse escolhida por unanimidade pelos jurados do prêmio como a vencedora na categoria Conjunto da Obra.
“Cultura virou luxo, sabe? E não é luxo. É comida de primeira necessidade, né? Qualquer nação, qualquer cultura tem sua dança, seu ritmo, sua liturgia, né? E nós estamos sem isso”, disse Adélia. A escritora enfatizou que cultura “é comida pra alma”.
Ler Mais: G1