Criada de forma modesta, em 1907, pelo imigrante português Antônio Olívio Rodrigues, a Editora Pensamento viria a se tornar uma das maiores e mais importantes empresas editoriais do Brasil por seu absoluto pioneirismo. Hoje,ela é um grupo que abriga, além da Editora Pensamento, selo dedicado a espiritualidade e esoterismo, os selos Cultrix, Seoman e Jangada, que somados, contam um catálogo com mais de 1.200 títulos ativos, muitos deles, long-sellers há várias décadas.
Com diversas mudanças e realizações nos últimos anos, a direção do grupo hoje está a cargo de Ricardo Riedel, bisneto de Antônio Olívio. Seu pai, Diaulas Riedel, falecido em 1997, dirigiu esta casa editorial de sucesso por mais de 50 anos, uma das sócias-fundadoras da Câmara Brasileira do Livro, que foi instituída oficialmente em 20 de setembro de 1946 numa assembleia realizada nos escritórios da editora, que na época se localizava no antigo Largo São Paulo, região central da cidade.
Em 1956, Diaulas criou a Editora Cultrix, com o objetivo de editar livros de filosofia, literatura, sociologia, psicologia e linguística. Sob seu comando as duas editoras tiveram um crescimento rápido, o que lhe valeu o Prêmio Jabuti de melhor editor em 1961.
Após 100 anos de atividades dedicadas à disseminação da cultura e espiritualidade em nosso país, nos últimos dez anos seu escopo de publicações foi ampliado– com a aquisição da Editora Seoman em 2009 – para editar obras sobre cultura pop, biografias, livros de filmes, moda e atualidades. Abrindo ainda mais seu leque literário, em 2011 foi criada a Editora Jangada, para lançar obras de ficção comercial, centradas principalmente em ficção fantástica e ficção histórica, além de títulos voltados ao público jovem adulto, juvenil e romances femininos.
Na busca de sempre apostar em novidades e títulos, muitas vezes, não convencionais, o Grupo Editorial Pensamento segue em sua jornada rumo às mudanças, sempre focada no pioneirismo que a fez chegar aos seus 110 anos, onde apenas 4% das empresas em geral chegam. Uma história de sucesso, construída com a dedicação de um sem número de pessoas, que tornaram possível o sonho de Antônio Olívio Rodrigues, um jardineiro que abandonou sua profissão para semear ideias.