Números do mercado livreiro na Argentina

ANL |

Hoje a Argentina tem entre 1200 e 1300 livraria, quase todas localizadas nos grande centros urbanos, principalmente na capital Buenos Aires, hoje a cidade com mais livrarias por 100 mil habitantes em todo o mundo. A redes de livrarias (com mais de 4 lojas) representam cerca de 200 lojas do total de livrarias no país ou seja a grande maioria dos pontos de vendas de livros são constituídos por livrarias independentes, em sua maioria com apenas uma loja.

Com relação ao mercado editorial o país tem cerca de 300 editoras comerciais (ou seja, empresas cuja atividade principal é a publicação livros, com  pelo menos 5 novos produtos por ano e seu principal canal de vendas são as livrarias.

A ANL deve acesso, também, ao El Libro Blanco de la Industria Editorial Argentina 2016, tendo como base o ano de 2015 organizado pela Cámara Argentina de Publicaciones, do qual destacamos o item sobre venda pelos canais de distribuição:

As vendas no mercado interno são efetuadas, em sua grande maioria, Argentina através de livrarias (78%), ou o que é chamado o canal de livro tradicional. 5% das vendas ocorrem nos supermercados e quiosques,  11% em pontos não tradicionais de venda, diversos 5% por sistemas de vendas diretas (incluindo feiras de livros) e apenas uma 1% via internet (basicamente, bibliotecas virtuais e plataformas digital).

Ler Mais: ANL