Cultura e educação são 'porta de entrada' para o futuro, diz Freire ao abrir reunião da CPLP

Ministério da Cultura - 05/05/2017 |

O ministro da Cultura, Roberto Freire, abriu na noite desta quinta-feira (4) a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Salvador (Bahia). Também participaram do encontro no Forte de São Diogo o prefeito da capital baiana, ACM Neto, e o governador do estado, Rui Costa, além de ministros ou representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujos fundamentos são a língua portuguesa e o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo. A instituição constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, um foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura em sua área de competência.

"Compartilhamos os mesmos ideais na busca por um mundo mais próspero e desenvolvido, mais justo, menos desigual, no qual a cultura e a educação sejam uma porta de entrada para um futuro melhor", afirmou Freire em discurso na cerimônia de abertura do evento. "Nesse sentido, é importante afirmarmos nossas peculiaridades e diferenças, mas também destacarmos nossas similitudes e a importância de nossa língua na formação de cada uma das sociedades", ressaltou.

De acordo com Freire, há um vasto repertório cultural dos países da CPLP que deve ser valorizado e fortalecido em todos os momentos. "As iniciativas culturais da organização revelam, de forma inequívoca, todo o potencial criativo das populações de cada um dos nossos países e reforçam os laços entre as várias nações dessa imensa comunidade", apontou.

Ler Mais: Ministério da Cultura