Ministério da Cultura - 05/05/2017 |
O Ministério da Cultura, em parceria com o governo português, lançaram, nesta sexta-feira (5), durante a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA), o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude.
A premiação tem paralelo com o já tradicional Prêmio Camões de Literatura, mas será destinada exclusivamente a autores que publiquem livros voltados ao público formado por crianças e adolescentes.
Ainda não há definição em relação ao valor pecuniário do prêmio. A primeira edição deve acontecer já no próximo ano. "O Prêmio Monteiro Lobato foi criado justamente a partir dos moldes do Prêmio Camões. Sem dúvida, será algo importante e que merece ser reverenciado por todos nós", endossou Freire.
"Estamos muito satisfeitos por termos chegado a esse acordo em relação ao Prêmio Monteiro Lobato. Para nós, em Portugal, também é um motivo de muita satisfação", o ministro português.
A assinatura do protocolo de criação do prêmio também contou com a presença da deputada federal Pollyana Gama (PPS-SP), ex-vereadora em Taubaté (SP), cidade onde nasceu Monteiro Lobato.
Assim como no Prêmio Camões, a comissão julgadora do Monteiro Lobato será composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa. A premiação vai consagrar, a cada dois anos, um escritor e um ilustrador de livros de língua portuguesa para a infância e a juventude.
A ideia da premiação surgiu durante a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e XII Cimeira Brasil‐Portugal, realizadas em Brasília, em novembro de 2016. Na ocasião, os governos de Brasil e Portugal acordaram viabilizar meios para a criação de prêmio.
Ler Mais: Ministério da Cultura