Two Sides, campanha mundial que defende a sustentabilidade socioambiental da comunicação impressa

Criada em 2008 na Inglaterra, Two Sides é a principal campanha mundial de divulgação da sustentabilidadesocioambiental da comunicação impressa e está presente nas principais nações européias, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul, Colômbia e Brasil – num total de 19 países. No Brasil foi lançada em 2014 com o apoio de 42 entidades.

O principal objetivo de Two Sides é esclarecer o público sobre o fato de que o papel é proveniente de fontes renováveis e, longe de causar desmatamento, seu consumo conscienteleva ao aumento das áreas florestadas. Alguns fatos:

• em todo o mundo, apenas 11% da extração de madeira é direcionada para a produção de celulose e de papel (FAOSTAT, 2011);
• em diversos países, inclusive no Brasil, essa extração é feita exclusivamente em florestas plantadas;
• no Brasil existem cerca de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas, menos de 1% do território nacional, desses apenas 2,6 milhões destinam-se à celulose e papel.
• em outros países, o correto manejo das florestas nativastem garantido seu crescimento. Na Europa, por exemplo, as florestas que fornecem madeira para a fabricação de papel e de outros produtos têm crescido 44.000 km2 nos últimos dez anos. Isso é mais que a área de 1.500 campos de futebol a cada dia.

A plantação de árvores contribui fortemente para a redução do efeito estufa. O papel é intensamente reciclado. Quando descartado corretamente em aterros sanitários seu impacto ambiental é mínimo, já que se trata de um material biodegradável.

Não há provas de que a mídia eletrônica seja melhor para o meio ambiente. Os equipamentos eletrônicos são de difícil reciclagem e descarte. Os centros de computação consomem imensas quantidades de energia e são responsáveis indiretamente por grande emissão de CO2. Por outro lado, há fortes evidências de que o papel é uma mídia mais sustentável em termos ambientais.

Apesar disso muitas corporações optam por substituir a comunicação impressa por mídias eletrônicas, alegando fazer isso para “salvar árvores” quando na verdade seu principal objetivo é reduzir custos de operação. Trata-se, portanto, de propaganda enganosa que é conhecida em inglês como “greenwash”. Two Sides também se dedica a combater esse falso argumento.

A mídia eletrônica traz muitos benefícios e soma-se às mídias tradicionais, inclusive a impressa, para satisfazer as necessidades crescentes de comunicação eficaz. Two Sides não combate as novas tecnologias. No entanto, é fato que a mídia impressa é sustentável, é eficiente e é preferida por grande parte da população em todo o mundo. Two Sides trabalha para que os consumidores possam escolher sua mídia de preferência a partir de informações corretas.