Um oásis literário no centrão de São Paulo

O Globo - Mariana Timóteo e Flavio Freire - 03/03/2017

Há em São Paulo uma turma que vira a noite em silêncio, mesmo tão perto das baladas. Gente que se concentra diante de um livro, de gravuras ou jornais antigos, e esquece o que está acontecendo lá fora, mesmo que o ambiente externo seja o centrão da cidade, no n° 94 da Rua da Consolação, onde há décadas funciona a Biblioteca Mário de Andrade. No imponente prédio em estilo art déco, a biblioteca tem recebido cada vez mais visitantes depois que assumiu sua versão 24 horas no ar. Não fecha por nada.

Com isso, tem ajudado a melhorar — e muito — a atmosfera ainda meio abandonada daquela área. Grandes pôsteres de pessoas anônimas agora decoram as paredes de vidro, dando um ar de modernidade a um lugar que está prestes a completar 92 anos.

A biblioteca reúne em 23 andares um amplo material audiovisual e bibliográfico sobre a cidade, todos disponíveis para consulta local. Já quem pretende visitar a coleção de arte — 28 mil volumes de fotografia, moda, pintura, arquitetura, urbanismo, escultura e tantos outros temas — precisa fazer agendamento pelo telefone (11) 3775-0002. Para março, a Secretaria de Cultura prepara uma programação especial. Inclusive com apresentações no restaurado anfiteatro.

Vai uma dica: cinco minutos a pé e você pode conhecer o Theatro Municipal, o Vale do Anhangabaú e visitar ainda o jardim suspenso no prédio da prefeitura, esse último agendando pelo e-mail visitaedificiomatarazzo@spturis.com.

Ler mais: O Globo