LUMI E SUA LUZ, de Aline Netto Roméro / Blog Álbum de Leitura

Blog Álbum de Leitura - Milena Nones

Quando nasceu, Lumi recebeu uma luz única e brilhante. Algum tempo depois sua luz foi envolta em uma bolha azul e recebeu, junto com os demais amigos de bolha azul, a tarefa de caçar vagalumes, enquanto que aqueles que possuíssem a bolha rosa deveriam cuidar das flores. O problema é que tudo o que Lumi mais queria fazer era cuidar das flores. Sentia-se infeliz caçando vagalumes. Mas imaginava que havia um motivo para obedecer a essa regra.

Um dia, tomou uma atitude: mesmo que todos considerassem errado, Lumi acreditava ser a coisa certa a se fazer. Foi assim que estourou sua bolha e deixou sua luz brilhar livremente. Com o tempo, os demais aceitaram sua escolha e perceberam que não havia razão para fazer o que não gosta e viver infeliz.

Este livro, direcionado ao público infantojuvenil, mas que deveria ser trabalhado da mesma maneira com o público adulto, foi criado com o intuito de educar sobre a igualdade de gêneros, rompendo com padrões sociais pré-definidos e preconceituosos, tais como, a ideia de que a menina gosta de rosa e brinca de boneca, o menino, por outro lado, deve gostar de azul e brincar de carrinho. E que a inversão de fatos, representa algo errôneo e inaceitável. Justamente, pelo ponto de vista social ainda ser muito machista e arcaico, vemos tanto preconceito nos últimos anos. Principalmente, no que diz respeito às pessoas transgêneros.

Ler mais: Blog Álbum de Leitura