O Tesouro da Trindade esteve protegido durante muito tempo por circunstâncias misteriosas que dificultaram sua localização. Tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe dos homens, transformou-se em lenda e permaneceu oculto na escuridão, esperando por uma luz que viesse no momento certo. Em pleno século XXI, uma saga histórica de quase 200 anos continua a se desenrolar em Ilhabela, estado de São Paulo, na costa do Brasil. Seus precursores, ainda pouco conhecidos, traçaram os contornos de um grande mistério que intrigou estudiosos e pesquisadores de todo o mundo.
Sem imaginar os grandes desafios que teria de enfrentar, em 2010 um novo personagem se envolve nessa jornada épica para decifrar o enigma do Tesouro da Trindade, revelando cada um de seus passos e os surpreendentes resultados de seus estudos. Baseado em acontecimentos reais, o livro Ilhabela e o Tesouro da Trindade é um resgate dos fatos históricos que deram origem a um dos maiores enigmas da atualidade e desencadearam a extraordinária aventura em busca do tesouro.
Eu ainda estava em missão no exterior quando o Jeannis me pediu que colaborasse na discussão de algumas questões de ordem técnica sobre interpretação de mapas e cartas náuticas. Apesar da distância, procurei ajudar naquilo que era preciso. Mas foi somente após retornar ao Brasil, no fim de 2013, que pude ter acesso ao conteúdo do extraordinário estudo que estava sendo realizado sobre o Tesouro da Trindade, com o qual passei a colaborar diretamente. Como oficial da Marinha do Brasil tive a oportunidade de, como poucos, conhecer e estudar os assuntos relacionados ao mar e à história da navegação, incluindo-se nestes a pirataria e as histórias sobre tesouros perdidos.
No entanto, para minha surpresa e grata satisfação, ainda não tinha lido nada que pudesse ser comparado ao que o leitor vivenciará nesta obra inédita. A descrição dos fatos, a interpretação dos documentos, o descortinar de símbolos e enigmáticas pistas, as conclusões baseadas em sólidas evidências são revelados através de uma narrativa realista e envolvente, que permite um mergulho profundo nesta empolgante aventura da vida real, onde o protagonista poderia ser qualquer um de nós. Certamente a busca por um tesouro sempre foi um sonho acalentado por muitos, embalado pelos filmes e histórias de piratas. Mas, quando o sonho se torna realidade, ele pode nos surpreender, transformando a busca em uma jornada cujo final é simplesmente imprevisível!
Comandante Cláudio Viola
Jeannis Michail Platon nasceu na Ilha de Creta, na Grécia, e veio para o Brasil aos 12 anos de idade. É brasileiro naturalizado, mergulhador profissional, empresário e membro diretor da Associação Amigos da Marinha – Litoral Norte de São Paulo. Foi fundador da Associação Comercial de São Sebastião, do Museu Náutico de Ilhabela e recebeu o título de Submarinista Honorário em 2014, ano do Centenário da Força de Submarinos da Marinha do Brasil. É autor dos livros Ilhabela seus Enigmas, Descubra São Sebastião e Tesouro do Sombrio.
Saint’ Clair Zonta Júnior é brasileiro, bacharel em Ciências Jurídicas, trabalha no serviço público há 24 anos e é membro diretor da Associação Amigos da Marinha – Litoral Norte.
Participação especial - Cláudio Viola é Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva e serviu à Marinha do Brasil por 33 anos, de 1982 a 2015. É aperfeiçoado em submarinos e foi Vice-Diretor da Escola de Guerra Naval (2014/2015), Vice-Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (2013/2014), Comandante da Base Naval de Aratu (2010/2011), Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião (2006/2007), Imediato da Base Almirante Castro e Silva (2004/ 2005) e Comandante do Rebocador de Alto-Mar Triunfo (2000/2001).
Serviço:
Ilhabella e o Tesouro da Trindade
O Mistério que Desafiou Gerações
Jeannis Michail Platon
Saint' Clair Zonta Júnior
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4479-0
Formato 16 x 23 cm
400 páginas
1ª edição - 2016
R$ 98,00