Procura mostrar e comprovar as vantagens de uma pedagogia que leve em conta a corporalidade (palavra-valise que une os conceitos de corpo e de oralidade) e a atuação do(a) professor(a) como ponto-de-giro (reformulação do conceito de escuta especialmente para a alfabetização) para lidar com a heterogeneidade das turmas. Oferece um grande conjunto de estratégias e atividades cujo objetivo é recobrir o percurso que vai da descoberta do alfabeto à leitura fluente e significativa. Por fim, rediscute teorias de leitura e cria uma tipologia dos modos de envolvimento subjetivo com a dinâmica da escrita, procurando concentrar esforços na busca de um escopo teórico verdadeiramente aplicado às séries iniciais, à infância, mais precisamente à infância brasileira. É uma obra elaborada a partir do chão da escola.
Este livro se expande no site do GOLE - Grupo-Oralidade-Leitura--Escrita, onde podem ser encontrados mais textos teóricos, estratégias e atividades práticas que complementam e ampliam as discussões aqui propostas.
http://www.grupo-oralidade-leitura-escrita.com/grupo-gole
Claudemir Belintane é professor-pesquisador da Faculdade de Educação da USP, onde atua desde 1997, pesquisando, ensinando e orientando sobre ensino de linguagem, incluindo literatura, leitura, escrita, alfabetização e letramento. Sua abordagem leva em conta a dinâmica linguagem-inconsciente e procura sempre o contexto brasileiro e regional para ampliar as possibilidades do ensino (daí sua preferência pela cultura oral como base de tudo, “a corporalidade mestiça”). É autor do livro Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento (Editora Cortez, 2013), além de dezenas de artigos que podem ser encontrados no site do GOLE. Recentemente, iniciou-se como autor de livros para crianças (e para... adultos-criança) – está lançando por esta editora o livro Macaco Titaco X Jacaré Cajá. Quem vencerá?, que também se complementa no site do GOLE com um conjunto de atividades práticas cujo objetivo é a busca da leitura fluente e significativa – capaz de lidar com as sutilezas e os poderes da linguagem.
Serviço:
Da Corporalidade Lúdica à Leitura Significativa
Subsídios Para a Formação de Professores
Claudemir Belintane
Scortecci Editora
Linguistica
ISBN 978-85-366-5084-5
Formato 14 x 21 cm
200 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 30,00